PUB

Fact-Checks

Chá de cebola cura a anemia?

29 Nov 2023 - 11:10
falso

Chá de cebola cura a anemia?

“O chá de cebola combate a anemia”. Este é um dos 10 alegados benefícios do chá de cebola apresentados numa de várias publicações do Facebook sobre esta infusão.

Num grupo de Facebook sobre remédios caseiros escreve-se que a cebola é indicada para curar a anemia por ter uma “ação calmante e fortificante sobre os nervos”. 

Além disso, diz o autor, este vegetal ajuda os “órgãos produtores de glóbulos vermelhos a produzir células saudáveis ​​e a evitar alterações no equilíbrio leucocitário”.

Noutro publicação remete-se para um artigo num site em que se garante que a cebola pode “melhorar o nível de ferro”. Segundo este texto, para tratar a anemia, as pessoas devem “misturar cebolas com água” e “gargarejar”.

Mas será mesmo verdade que chá de cebola cura a anemia? Em declarações ao Viral, um especialista em Medicina Geral e Familiar e uma nutricionista esclarecem a dúvida.

Chá de cebola cura a anemia? 

“Não, o chá de cebola não cura a anemia”, diz Paulo Santos, especialista em Medicina Geral e Familiar e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A quantidade de ferro por 10 gramas de cebola é à volta de 0,5 miligramas, explica, ou seja, 1% da dose diária recomendada. A composição dos alimentos consta na tabela do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

“Este valor é de dose diária recomendada. Em caso de tratamento da anemia, teria de ser em doses muito maiores”, adianta o médico.

Sónia dos Santos, nutricionista da clínica Ana Silva Guerra, garante também que “nenhum alimento” cura a anemia.

“Apesar de ser um alimento rico em nutrientes e minerais, precisaria de uma quantidade imensa de cebolas para ir buscar a quantidade de ferro necessária para o tratamento da anemia”, realça.

PUB

Por outro lado, é um alimento ácido, ou seja, podemos estar a alterar o ph do estômago, exemplifica a nutricionista. Apesar de o organismo “conseguir combater o excesso de ácido”, se a cebola crua for ingerida continuamente em excesso, o que seria necessário para ajudar na anemia, a pessoa arrisca-se a “contrair outros problemas de saúde”.

“Dizer que a nutrição, por si só, cura a anemia é um tiro no pé”, afirma a nutricionista.

Também o médico Paulo Santos reconhece que a cebola é um “bom alimento”, uma “base fundamental para a gastronomia portuguesa” e que tem propriedades antioxidantes. No entanto, reforça que não é dessa forma que se cura a anemia.

Os dois profissionais consultados pelo Viral referem que há “muitas formas” de tratar doenças. No entanto, no caso da anemia, a ingestão de cebolas “não se coloca” porque “quase não têm ferro”.

Então, como se trata a anemia?

Paulo Santos salienta que a anemia é uma questão “complexa”, em que é preciso olhar para a causa.

As pessoas com anemia, além de pálidas, podem sentir cansaço físico e mental, depressão, etc.

O cansaço e fraqueza são também sintomas apontados pelo National Heart, Lung and Blood Institute (NIH), assim como falta de ar, tonturas, dores de cabeça e um batimento cardíaco irregular.

Segundo o NIH, a anemia surge quando o sangue produz uma quantidade menor do que o normal de glóbulos vermelhos saudáveis. Ou seja, se tem anemia, o corpo não recebe sangue rico em oxigénio suficiente.

A anemia mais comum é, segundo o médico Paulo Santos, a ferropriva, que está relacionada, sobretudo ,com as crianças não conseguirem fazer a ingestão adequada de ferro. Depois, há outras mais complexas, explica o mesmo médico. Aponta ainda o caso de mulheres que “sangram muito” durante a menstruação, o que leva a uma perda de ferro.

PUB

É “importante” as pessoas não fazerem o diagnóstico “a si próprias”, alerta o especialista em Medicina Geral e Familiar. Esse diagnóstico deve ser feito por um médico, que deve olhar para a causa e, dessa forma, “acertar o tratamento correto”.

O também professor da FMUP esclarece que, se fizerem suplementos ou mezinhas sem o auxílio do profissional de saúde, podem “correr o risco de outros extremos”, como toxicidade do organismo.

Já a nutricionista Sónia dos Santos esclarece que o tratamento definido pelo médico vai depender, por exemplo, dos valores das análises, da gravidade e do tipo de anemia.

“Utilizamos medicamentos, preparados farmacologicamente, com o complemento de ingredientes e alimentos ricos em ferro”, acrescenta Paulo Santos.

No caso da anemia ferropriva, informa, o tratamento é feito com suplemento de ferro.

Há estratégias para complementar os medicamentos prescritos pelo médico, aponta Sónia dos Santos. Ou seja, a alimentação não vai curar a anemia, mas pode ser um complemento.

Entre os “truques” a seguir, há a ingestão de alimentos ricos em  vitamina C e evitar beber café porque diminui a absorção do ferro

Por sua vez, Paulo Santos indica o consumo de carnes vermelhas, o consumo de fígado de vaca, vitela ou porco, “um dos órgãos de mais armazena ferro”, de vegetais verdes, como os espinafres, os grelos e as couves verdes, e as oleaginosas, como o feijão.

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

29 Nov 2023 - 11:10

Partilhar:

PUB